23 janeiro 2013

Revivendo a infância - Seriados


Lá vou eu de novo falar sobre a infância... blá, blá, blá...
Desculpa gente, mas eu não me canso. É que era bom demais!!!
Eu sempre fui muito fã do Canal Cultura e lá pelos anos 90 passava seriados super legais, não como esses que passam hoje em dia, sobre vampiros, monstros e um monte de baboseira. Eram seriados educativos, que ensinavam de uma forma divertida. Pra que não sabe, naquela época não tinha internet, então, esses programas eram minha fonte de pesquisa para muitos trabalhos escolares. Eu assistia e anotava tudinho, depois passava à limpo. Era realmente uma pesquisa, e não um simples "copia>cola>imprime" que é hoje em dia!
Eu selecionei alguns que me ajudaram muito na minha vida escolar. Alguns passavam até pouco tempo ou ainda passam na televisão. Coloquei um vídeo de cada para quem interessar em assistir um pouquinho da abertura ou só para relembrar os velhos tempos.

Olho Vivo
A musiquinha de abertura nunca saiu da minha cabeça. Eu adorava esse programa! Começou em meados de 1994, mas foi transmitido durante muitos anos. O seriado abordava diferentes aspectos das ciências naturais. Em cada programa, o telespectador era convidado a conhecer um tema específico, do sistema solar, passando pelas funcionalidades do corpo humano.


X-Tudo
Era impossível não gostar desse seriado!!! Com uma proposta inovadora, o X-Tudo foi uma programa educativo do começo da década de 90. Seu foco era apresentar os mais diferentes conceitos, sempre com uma abordagem inteligente e divertida para crianças e adolescentes. O programa em si, intercalava diversos quadros de sucesso, destaque para os de culinária e literatura. Ainda sobre o X-Tudo, a atração chegou a contar com importantes nomes como o do ator Gerson de Abreu, responsável pelos diálogos com o boneco “X”.


O Mundo de Beakman
Gente, para vocês terem uma ideia da importância desses programas pra mim, eu usei um dos capítulos no meu trabalho de Física do 3º ano, sobre a formação das cores do arco-íris. Ficou muito bom!
Eu amava as trapalhadas dos personagens e seus experimentos, que apesar de parecerem malucos, eram muito bons mesmo!
Exibido no final dos anos 90, o seriado apresentava a ciência de um modo interessante e divertido para as crianças. A atração protagonizada pelo ator Paul Zaloom, chegou a contar com a aparição de diferentes personagens da história, destaque para as aparições fictícias de Benjamin Franklin e Albert Einstein.


E para terminar, o que fez eu me apaixonar pelo mundo animal.

Gato Zap
A atração era baseada em um simpático gato roxo. Ele, por sua vez, ficava a cargo da apresentação do programa, revelando o dia-a-dia de diferentes animais. O Gato Zap pressionava um botão do controle remoto e começava a viagem pela rotina de diferentes animais, bichos de estimação e animais selvagens. Era possível descobrir como cada um deles se alimentava, dormia, se banhava, aprendia a se esconder ou desenvolvia habilidades específicas da sua espécie. As crianças descobriam como os animais aprendiam por instinto, brincando ou por imitação, além de conhecer os cuidados das mamães com seus filhotes e as brincadeiras entre os 'irmãos'.


Vou ficando por aqui com lágrimas nos olhos, por ter relembrado tantas coisas boas e por perceber que nunca irão voltar! Bjus!

2 comentários:

© Blog da Nah | Oficial - 2012. Todos os direitos reservados. Criado por: Natália Médice. Tecnologia do Blogger. imagem-logo