26 abril 2013

Dúvidas sobre o Novo Blogger?

maçã, cama, feminino, MacBook, MacBook Pro, macintosh

Recentemente, o Blogger, a plataforma mais utilizada para blogs no mundo, ganhou uma cara nova. Agora ele tem uma cara mais profissional, o que está deixando a maioria dos blogueiros de cabelo em pé. Honestamente, eu não gostei da atualização. Está dando muito erro! Mas, como dependemos da plataforma para levar nosso blog adiante, então temos que nos adaptar.
Na última semana eu recebi muitos recados com dúvidas a respeito do novo blogger, então eu resolvi fazer esse post com algumas coisas que eu já consegui entender. Confesso que ainda estou um pouco leiga, mas o que eu vou ensinar já vai ajudar bastante!
Confira algumas novidades do novo blogger:

Linhas numeradas
A numeração de linha, sem dúvida nenhuma, é uma das melhorias mais importantes e úteis que a equipe do Blogger implantou. Chega daquelas mensagens de erro ao tentar salvar o template, que dizem que um erro foi encontrado, mas que não mostram aonde o erro está. Quando esse tipo de coisa acontecia era necessário, dependendo da alteração que você fez, olhar todo o código-fonte para encontrar o erro que você cometeu — pior ainda quando o erro era a falta de uma única letra no código.


Setas para redução do código fonte
Muitos já perceberam que já não existe a opção "Expandir modelos de widgets". Perceberam também que o código do seu blog foi reduzido. Não se preocupem! Na imagem acima vocês podem ver uma pequena setinha preta junto ao número das linhas. Notem também que da linha 1910, já pula para a 1915. Se você clicar nessa setinha, as linhas de expandirão, mostrando todas as linhas que estavam ocultas.

Encontrando códigos
Agora está mais fácil encontrar determinados códigos. Se você for mexer, por exemplo, no cabeçalho do blog, basta você clicar em "Ir para Widget" e selecionar "Header 1". Assim abrirá somente os códigos dessa área, facilitando sua busca. Não esqueça de expandir os códigos usando a setinha lateral.


Busca direta
O outro método é a busca direta. Nesse caso é preciso clicar no botão “Formatar modelo” e usar o atalho de teclado “Ctrl+F”. Isso exibirá uma caixa de busca dentro da área de códigos. Digite o que quer encontrar (certificando-se de que esteja exatamente como aparece em seu código fonte) e aperte “Enter” para fazer a busca.


Por hoje é só gente, quem ainda tiver duvida pode deixar lá na fanpage, no ask ou nos comentários.
Beijos e até a próxima!

Créditos e mais informações: Hdblog e Ferramentas Blog

9 comentários:

  1. Eu queria saber como reverter para expandir modelos widgets.
    portal-do-mundo.blogspot. com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Lais. Agora a opção "Expandir modelos widgets" foi substituída pelas setinhas. Não tem jeito de reverter. Só nos resta torcer para que o blogger volte a ser como antes!

      Excluir
    2. Ai Nah salvou a minha vida,e muito obrigada pelos elogios ao meu blog,o seu é muito lindo também,e eu adoro ele.
      Portal do mundo.

      Excluir
  2. Ai nah, tem alguns tutos seus que uso nos meus layout que mesmo usando crtl+f não aparece ai tive que procurar manualmente...que levei horas, o blogger complicou tudo tomara que volte como antes

    ResponderExcluir
  3. oie, eu não sei o que aconteceu, mas de repente as postagens do meu blog http://www.desmazelas.com.br não aparecem mais, apenas as 3 primeiras, mesmo estando marcada 9 postagens para página inicial. O que devo fazer??? :(

    ResponderExcluir
  4. Nah , eu não achei /*tabs e preciso muito desse código vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  5. Oin Nah, gostei muito do seu blog e já estou seguindo. Eu gostaria de saber se quando aquele erro que você citou em "Linhas numeradas" acontece, o que realmente devemos fazer ? Acho que meu blog deve estar lotado de erros :\
    porque sempre que tento por algo antes de ]]> quando visualizo aparece aquela mensagem de erro. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Bruna, quando esse erro aparece ele mostra a linha que está o erro. Sabendo disso, localize a linha e verifique o que está errado.

      Excluir
  6. Oi Nah, queria saber como se bota a data da postagem personalizada, como vc fez no seu com uma florzinha, só que no meu eu queria usar outro. Desde já agradeço. Bjs

    ResponderExcluir

© Blog da Nah | Oficial - 2012. Todos os direitos reservados. Criado por: Natália Médice. Tecnologia do Blogger. imagem-logo