04 março 2013

Resenha: Água para Elefantes


ÁGUAS PARA ELEFANTES
Sarah Gruen
Editora Arqueiro

Gente, antes de mais nada, EU AMEI ESSE LIVRO!
É um dos pucos que eu gostei do final da história. Super indico! Vou tentar falar um pouquinho do livro pra vocês.

SINOPSE
Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.

É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo. 


MINHA VISÃO SOBRE O LIVRO
Logo no começo me apaixonei pela história, primeiro porque Jacob era estudante de veterinária e eu amo animais, e porque a linguagem é muito clara e rica em detalhes. Adorei o modo de como a escritora brincou com o tempo, soube mostrar Jacob idoso e jovem de um modo apaixonante.
Depois, já no circo, vieram personagens um tanto quanto rudes. August e sua bipolaridade, conseguia ser o melhor marido do mundo e em questão de segundos ser um cruel que maltratava os animais do circo. Marlena, a mocinha, que acaba se apaixonando por Jacob e traindo seu marido. Tio Al, o dono do circo, outro cruel que só pensava em dinheiro e em superar todos os circos, mesmo que isso colocasse vidas em risco. Walter, o anão do circo, que no começo era um revoltado e acaba se tornando melhor amigo de Jacob. Camel, que de tanto consumir bebida ilegal acaba com o corpo totalmente atrofiado, Jacob e Walter são seus anjos da guarda. E finalmente, Rosie, a elefanta que mudou a vida de todos.
Rosie me fez dar boas risadas! No começo ela era tida como uma boba, que não fazia nada de interessante, só comia e aprontava. August sempre a maltratava por ela não obedecer e só dar prejuízos ao circo. Adorei a parte que ela roubava a limonada e fugia para roubar legumes nas hortas da cidade. Mas odiava quando ela levava surras. Mas Jacob aparece e descobre que Rosie não é tão burra quanto parece. Rosie só obedece a comandos em polonês. A partir daí longas semanas de treinamento se sucedem até que August é capaz de dar os comandos a Rosie e Marlena finalmente poderá apresentar o número com a elefanta que salvará o circo da ruína total.

Este livro mostra a realidade do circo, o que está por trás das lonas. Não é apenas uma história de romance entre Jacob e Marlena. A escritora quis mostrar que o circo não é só aquela magia de cores, o fascínio pelos espetáculos. Ela nos mostra o outro lado, os abusos contra os funcionários, os animais que passavam fome a apanhavam para fazer espetáculos cansativos, os salários sem pagar e principalmente, a não-valorização da vida. Mas como eu disse, este livro teve um final maravilhoso.

Em frente à casa de repouso onde Jacob mora estava armado um circo, e todos os pacientes eram levados por seus parentes para assistirem ao espetáculo. Nesse dia, ninguém da família de Jacob apareceu e ele decidiu fugir para o circo.
Chegando lá ele conhece o homem que mudará os últimos anos da sua vida. Charlie,  dono do circo, o convida para ir ao camarim, a polícia então aparece para procurar o senhor que havia desaparecido da casa de repouso e Jacob se passa por pai do dono do circo. Assim, Jacob acaba sendo mais um da equipe do circo e recomeça a sua jornada fazendo o que ele mais gosta de fazer.

E para terminar o último parágrafo do livro, amei essa parte, ficou marcada.
" E então rio com vontade , porque tudo me parece tão ridículo e tão maravilhoso e é só o que posso fazer para não me desmanchar em risadas . E daí que eu tenho 93 anos ? E daí que eu seja velho e entrevado e meu corpo uma ruína ? Se eles estão a fim de me aceitar , a mim e á minha consciência culpada , por que eu não deveria ir embora para o circo ?
É como Charlie disse ao policial . Para este velho aqui , esta é a sua casa . "

10 comentários:

  1. Amo esse livro *-* e o filme então ?
    Seu blog é lindo e adorei as suas postagens !
    Estou seguindo e adoraria que você seguisse de volta.

    Beijos e sucesso ;*
    http://semrevolta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse é um dos livros que estão em minha wishlist a um tempo e ainda não comprei por pura falta de dinheiro. hahahah O filme é ótimo e acredito que o livro seja ainda melhor!

    Beijos, Romário.
    www.naomeentendamal.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei o meu na revista da Avon, foi 14,90.
      Eu não vi o filme ainda, mas com certeza o livro é melhor, sempre é né.

      Excluir
  3. Eu vi o filme e fiquei apaixonada, chorei horrores! A historia é liiiiiinda!!
    Quero ler o livro

    www.guiltyinla.com

    ResponderExcluir
  4. Eu adooooooro ler e adorei a diga, super fiquei interessada por esse livro! Muito obrigada, voltarei aqui mais vezes. Um abraço.

    http://manguitarosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte sempre Joanna, sua presença por aqui é muito importante!

      Excluir
  5. OOOPS, meu blog não é aquele hihi, http://diariocolo-rido.blogspot.com.br/ beijos.

    ResponderExcluir

© Blog da Nah | Oficial - 2012. Todos os direitos reservados. Criado por: Natália Médice. Tecnologia do Blogger. imagem-logo