15 março 2012

Top 5 - Livros da minha infância

Tumblr_lzw0h0vpmb1qej6oko1_1280_large 

Sempre fui muito fã de livros. Desde que aprendi a ler sempre me interessei em ler coisas novas. Então, quando entrei para a escola, fui logo visitar a biblioteca (#meu paraíso) Só estudei em duas escolas e suas bibliotecas eram muito simples. Muitos livros eram velhos e isso me cativava ainda mais. Sempre levei em consideração isso: se o livro é velho é porque muitas pessoas já leram; logo o livro é bom.
Sempre que tinha um horário vago, corria pra biblioteca e folheava vários livros. Alugava livros todas as semanas. E sei que a maioria de vocês que leem este post agora também já fizeram isso.
Pensando nisso, separei cinco livros que eu amava ler durante meu Ensino Fundamental.  Foi difícil escolher só 5.
Outro dia faço um top 5 só dos livros do Ensino Médio.
Vamos aos títulos e sinopses.

1- Bisa Bia Bisa Bel,  de Ana Maria Machado. 
Conta a história de Isabel, uma menina de 10 anos que “convive” com sua bisavó e bisneta.

Em uma arrumação feita pela mãe de Bel, a criança encontrou uma foto de sua bisavó Bia. Ao vê-la, pequena e com uma boneca, a menina logo se interessou. Com o passar do tempo, a vó “virou parte” da menina. Essa analogia, feita por Ana Maria Machado, teve o objetivo de tentar incentivar as crianças a ter interesse pelo seu passado, pela história.
A bisavó passa a fazer parte do dia-a-dia de Bel que a leva, em retrato, para à escola, para os passeios e brincadeiras na rua. Bel aprendeu as boas maneiras típicas do tempo de Bia, já Bia, começou a entender um pouco sobre a juventude de hoje em dia. O tempo se mistura e se embaralha na vida de Bel, surgindo então um confronto de experiências de duas épocas.
Com o passar do tempo, Bel começou a ouvir uma nova voz dentro de si. Descobriu então, que o episódio havia se repetido. Assim, Bel passa a abrigar o futuro no presente. Beta, bisneta de Bel, habitante de um outro século, também descobriu, em uma arrumação de sua mãe (filha de Bel), uma foto de Isabel. Assim, há um encontro de gerações na vida da protagonista, que vive essa experiência inovadora.
Esse encontro de Bisa Bia, Neta Beta e Isabel sugere conflitos, comparações, confrontos e  descobertas. Isabel incorpora, simbolicamente, esse encontro – diálogo - que mistura passado e futuro no tempo presente. Desse convívio, a jovem, além de recuperar o passado e descobrir o futuro, aprende a viver consigo mesma no presente. Um livro para qualquer idade.


2- O Velho da Montanha, de Ândelo Machado. 


O Velho da Montanha - Uma Aventura na Amazonia
Narra a aventura vivida pelo menino João, nascido na cidade e que descobre a floresta por intermédio das crianças Tiryó. Com a convivência, João aprende a respeitar a sabedoria indígena de Mopi, indiozinho Tiryó, os costumes, as lendas e sua capacidade de conviver com a selva em estado puro. Compreende o problema do povo Tiryó, que vê invadidas suas terras pelos homens brancos à procura da riqueza mineral, e aprende que é preciso preservar o meio ambiente.






3- As Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain.

As divertidas histórias de Tom, um menino órfão, sonhador e muito esperto, são contadas com muito humor e lirismo. Mostram a importância de uma amizade e a descoberta do amor. Texto integral em cuidadosa tradução. Numa pacata cidadezinha às margens do Mississípi, o menino Tom vive encrencado com a tia, o irmão e a escola.  
Malandro e espertíssimo, dizem que ele tem tudo para virar presidente, se não for enforcado antes… Enquanto nenhuma das duas coisas acontece, Tom brinca de pirata, pele-vermelha, Robin Hood e o que mais lhe der na cabeça, mesmo que às vezes os perigos de mentirinha se tornem bem reais e assustadores. Durante a história o leitor embarca com os garotos-pirata do Mississípi num clássico do humor, mistério e ação!



4- Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato.

Narizinho todas as tardes, gostava de passear com sua boneca Emilia pelo Ribeirão que passa no pomar do sítio. Certo dia, depois de dá comida aos peixinhos, como ela sempre fazia, conhece um besouro de casacão e o príncipe Escamado, príncipe rei do reino das Águas claras, é nesse momento que começa todas as aventuras do Sitio do Pica Pau Amarelo,  na qual, a menina e sua boneca são convidadas a conhecer o reino encantado do tal príncipe rei e nessa viagem elas se deparam com cada figuras!!!

A princípio, Narizinho ficou muito entusiasmada com tudo, mas o que mais gostou foi de saber que seria apresentada ao Dr. Caramujo, que tinha pílulas  milagrosas que curavam qualquer mal, e ela tinha muita vontade de curar a mudez de sua boneca Emília. E assim foi feito, a boneca de muda passa para a condição de tagarela. A partir desse momento, o relacionamento das duas amigas só melhoraria as estórias. Conheceram muita gente nesse reino, fizeram bons e maus amigos como a Dona Carochinha, o Polegar, a Aranha Costureira, o Major Agarra etc. Enfim foi uma viagem fascinante e de muitas surpresas.   Ao voltar para o sítio, todos descobrem que Emília fala pelos cotovelos e com essa novidade as travessuras não param de acontecer.




5- Perdido na Amazônia, de Toni Brandão.

Toda a trama de Perdido na Amazônia 1 gira em torno de Dan,
um menino sobre o qual pouco se sabe no início do livro, a não 
ser que tem onze anos e que seu pai e seu avô não se falam por 
algum motivo que ele mesmo não compreende direito.
Dan ganha de aniversário do avô uma viagem para a Amazônia, onde vão ficar em um hotel cinco estrelas e fazer algumas 
excursões para conhecer a fauna e a flora locais. No entanto, um 
engano faz com que o menino vá parar no meio da floresta amazônica sozinho, sem provisões e sem nenhum meio de avisar a 
família onde está.
Dan, que ia encontrar o avô para tentar entender os motivos 
da briga entre ele e seu pai, acaba sendo levado por engano em 
outro avião e jogado na floresta. Lá, ele encontra outro membro 
da família, desaparecido há tempos: seu bisavô. Compreende então que o motivo da briga é que seu avô tinha medo de perder o 
filho, como perdera seu pai, tão aluado e sonhador quanto ele.


E aí, gostaram dos livros? Já leram algum deles? Deixe nos comentários sua opinião. Ela é muito importante!

4 comentários:

  1. Aaaaah, nem lembrava mais.. o livro Bisa Bia, Bisa Bel foi um dos meus livros preferidos, hoje em dia nem lembro mais da história, todos os dias a minha professora lia um capítulo, foi muito bacana essa época :D

    www.caprichando.com

    ResponderExcluir
  2. @Mel Cardoso Eu sempre adorei essa história. E, com certeza, foi uma época ótima.

    ResponderExcluir
  3. Oii, li sua entrevista no DSM, adorei e vim conhecer seu blog!
    Nossa falando dos livros eu li Bisa bia Bisa Bel, e reinações de Narizinho, na verdade li tudooo de Monterio Lobato, mas eu preferia ler coisas bem terríveis na infância e adolescência, de preferencia com ficção mortes e mistério rsrsrs
    Beijinhosss
    Pri
    http://www.metamorfoseparalela.com.br/

    ResponderExcluir
  4. OPA , eu tanbem amava BISA BIA BISA BEL.. Uns dos melhores ! segue meu blog .. Beijos http://arianenovidades.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog da Nah | Oficial - 2012. Todos os direitos reservados. Criado por: Natália Médice. Tecnologia do Blogger. imagem-logo