20 junho 2011

Do tempo da vovó

Olá, garotas do século 21. Tudo ok com vocês? Sim, que óóótimo!
Hoje vim falar sobre "modernidades antigas". Nós temos muitas tecnologias ao nosso dispor, como computador, celular, internet e por aí vai.
Mas nem sempre foi assim. Confira algumas curiosidades de antigamente, coisas que a vovó usava.


Telefone de disco

Comandos de voz? Agenda eletrônica? Toques personalizados? Isso era apenas sonho para os usuários de telefones de décadas atrás. Além de existirem apenas os aparelhos fixos e com fio, só dava´para completar ligações de nada mais.Para discar era necessário girar uma roda com o dedo no número desejado. Era demorado e, caso errasse um dígito precisava começar tudo de novo. Estiloso ele era...já tive um de brinquedo kkkkkk.

5379039677_83f1280af4_z_large

VHS

Nós não vivemos em o DVD e imaginamos como era antes disso: o maior sofrimento! Era meio complicada a vida de quem usava o VHS, que todo mundo chamava de "fita". Além da imagem ser bem inferior do que a do DVD, você tinha que escolher se queria assisitir legendado ou dublado na hora de alugar, não existia conteúdo extra e ainda, precisava rebobinar toda a fita antes de devolver. Ufa!


Fax

Na época em que foi inventado o fac-símile (#ou simplesmente fax) era considerado o meio mais rápido de enviar documentos. Ainda é usado hoje em dia, mas em escala bem menor, justamente porque o scanner tem a mesma função e é mais moderno. Ao colocar uma folha no aparelho, ele tira uma cópia e manda as informações através da linha telefônica. Outro aparelho de fax recebe essas informações e imprime uma cópia. Meio confuso, não?

Tumblr_lcaikpcf5s1qdpsx9o1_500_large

Carta

Você consegue imaginar ter que esperar semanas para corresponder com seus amigos, familiares e namorado, caso estivessem longe? Sim, antes da internet, o meio mais barato de se comunicar era a carta, mas ela demorava dias e dias para chegar. Ainda bem que inventaram o e-mail e nos salvaram dessa enrascada.

Número de telegramas postados pela internet é 6 vezes maior que em 2004

Telegrama

Para comunicar assunto s urgentes, foi inventado o telegrama, que é uma "carta telefonada" (#e ainda existe).
Você liga para os Correios e diz a mensagem. Uma folha é impressa e enviada para o remetente, que a recebe bem mais rápido que uma correspondência comum. O chato é que, além de caro, é meio mico ditar o assunto para a telefonista, né?


Câmera fotográfica com filme

Já imaginou ter que esperar horas, e até mesmo dias, pra poder checar as fotos daquela superfesta? Pois é, antes as câmeras digitais, em que podemos ver se a foto ficou boa ou não instantaneamente, era usado o filme. Além de não ter aquela telinha de cristal líquido para ver a fotografia, era necessário mandar o rolo de filme para revelar em um estúdio. Haja paciência.

E aí, gostaram das coisas que a vovó usava? Era bem difícil né. Mas essa época teve muitas coisas boas.
Em breve postarei o lado que deixou saudade desse tempo.
Aguardem!!! 

Um comentário:

© Blog da Nah | Oficial - 2012. Todos os direitos reservados. Criado por: Natália Médice. Tecnologia do Blogger. imagem-logo