17 julho 2012

Em busca da minha 1ª habilitação

Tumblr_lygfrrhn6c1qdtmtzo1_500_large

Oi gente!!! Faz um tempinho que estou pra contar pra vocês, mas ainda não tinha dado tempo para eu raciocinar o que escreveria. Então, pra quem não sabe (#aff, ninguém sabe) eu estou fazendo auto escola. Comecei em março (#e nem contou pra gente?) mas, com a correria, não pude fazer este post. Mas nunca é tarde né, e aqui estou eu. Vamos em partes.
Antes de mais nada, se você já fez 18 anos e está querendo tirar carteira, faça como eu. Economize o máximo que puder. Posso garantir que o valor total ultrapassa R$ 1000,00! Caro né? Mas vale à pena tá gente. 

Tumblr_m0t3pqnfxz1qioi09o1_1280_large

Separei aqui alguns passos que eu já passei, mas ainda falta muita coisa ainda.
  • A primeira coisa depois das economias é procurar um bom CFC (Centro de Formação de Condutores). Aqui na minha cidade são vários, mas escolher o que você mais se identifica é o principal. O preço também varia entre eles.
  • Depois de encontrado o CFC certo eu matriculei e depois fui fazer o 1ª exame, o psicotécnico. É um exame no qual é avaliado sua capacidade de raciocínio, coordenação motora, visão e tudo mais. Resultado final: APROVADA.
  • A próxima etapa é iniciar as aulas de Legislação de Trânsito. São 45 horas/aulas que ensinam as leis que regem todo o sistema de trânsito. Também é ensinado noções de mecânica, meio ambiente e primeiros socorros. Ao final das aulas é feito um exame valendo 30 pontos e é preciso tirar mais de 21 para passar. Gente, eu tirei 22, quase não passava, tava pra lá de difícil.  Resultado final: APROVADA.
  • O próximo passo são 20 aulas práticas de direção veicular, sendo 4 delas obrigatoriamente à noite. Nessa etapa você aprende à dirigir. A primeira aula é super estranha, principalmente se você nunca tinha sequer sentado no banco do motorista. É tudo muito novo, mas rapidinho você se acostuma. Aqui na minha cidade ainda não há uma área exclusiva para as aulas, então as aulas são feitas em pleno trânsito. Ainda estou fazendo essas aulas, faltam algumas ainda. Só depois posso marcar meu exame e, se for aprovada, vou receber a minha PPD (Permissão para Dirigir), que é provisória e não posso cometer infrações graves ou gravíssimas no período de 1 ano. Decorrido esse ano, recebo minha CNH, a tão aguardada Carteira Nacional de Habilitação.
Mas até lá muitas coisas ainda vão acontecer. 
Muita gente me pergunta qual a pior e a melhor parte de todo esse processo. Então vamos lá:

A pior parte: Eu sou um fiasco na ré. Pra mim é a pior coisa. Mas ainda há o querido controle de embreagem, que também é terrível.
A melhor parte: Dirigir numa reta sem semáforo, quebra-mola, e tal. Gente, é muito bom dirigir, super aconselho vocês.

250826_431356686886931_961689213_n_large

Então gente, é isso. Quando eu conseguir passar eu juro que conto pra vocês. Beijos caramelados pra vocês.

2 comentários:

  1. Que legal, super bacana.
    Quando eu tirei a minha CNH eu pesquisei muuito, e o que fez eu fechar com a auto escola foi o atendimento, nem levei em conta o preço...Jamais me esquecerei da forma como fui atendida, pezo muito por isso. Porém, como nem tudo é perfeito, eu não sabia que isso iria acontecer mas, demorei 01 ano certinho pra conseguir minha carteira. Por que? Porque a auto escola tinha muitos mas muitos alunos e isso fazia com que todos os exames demorassem para serem marcados, pior ainda se o aluno reprovar em algum exame, como foi o meu caso. Cada um que eu reprovava eu tinha que esperar 15 dias e depois de marcado mais um mês e meio. No total eu reprovei 4 vezes. Comecei meu processo dia 17 de junho de 2011 e na minha ultima tentativa do exame prático eu passei. Foi dia 06 de junho de 2012. Última tentativa mesmo.rsrsrsr
    Mas se eu não tivesse conseguido eu iria começar tudo novamente com certeza... E por causa dos reteste a minha CNH ficou em R$1.900,00.

    ResponderExcluir
  2. Estou encantada com o blog, parabéns *.*

    ResponderExcluir

© Blog da Nah | Oficial - 2012. Todos os direitos reservados. Criado por: Natália Médice. Tecnologia do Blogger. imagem-logo